sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Festival de música Woodstock

O Festival de Woodstock surgiu dos esforços de Michael LangJohn P. RobertsJoel Rosenman e Artie Kornfeld. Roberts e Rosenman, que entrariam com as finanças, colocaram um anúncio sob o nome de Challenge International, Ltd., no New York Times e no Wall Street Journal ("Jovens com capital ilimitado buscam oportunidades de investimento legítimas e interessantes e propostas de negócios"). Lang e Kornfeld responderam o anúncio, e os quatro reuniram-se inicialmente para discutir a criação de um estúdio de gravação em Woodstock, mas a idéia evoluiu para um festival de música eartes ao ar livre.
Mesmo considerado um investimento arriscado, o projeto foi montado tendo em vista retorno financeiro. Os ingressos passaram a ser vendidos em lojas dedisco e na área metropolitana de Nova York, ou via correio através de uma caixa postal. Custavam 18 dólares (aproximadamente 75 dólares em valores atuais), ou 24 dólares se adquiridos no dia. Aproximadamente 186.000 ingressos foram vendidos antecipadamente, e os organizadores estimaram um público de aproximadamente 200.000 pessoas. Não foi isso que aconteceu, no entanto. Mais de 500.000 pessoas compareceram, derrubando cercas e tornando o festival um evento gratuito.
Este influxo repentino provocou congestionamentos imensos, bloqueando a Via Expressa do Estado de Nova York e eventualmente transformando Bethel em uma "área de calamidade pública". As instalações do festival não foram equipadas para providenciar saneamento ou primeiros-socorros para tal multidão, e centenas de pessoas se viram tendo que lutar contra mau tempo, racionamento de comida e condições mínimas de higiene.
Embora o festival tenha sido reconhecidamente pacífico, dado o número de pessoas e as condições envolvidas, houve duas fatalidades registradas: a primeira resultado de uma provável overdose de heroína, e a outra após um atropelamento de trator. Houve também dois partos registrados (um dentro de umcarro preso no congestionamento e outro 
em um helicóptero), e quatro abortos.
Ainda assim, em sintonia com as esperanças idealísticas dos anos 60, Woodstock satisfez a maioria das pessoas que compareceram. Mesmo contando com uma qualidade musical excepcional, o destaque do festival foi mesmo o retrato comportamental exibido pela harmonia social e a atitude de seu imenso público.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Ondas sonoras

amplitude: é a altura de uma crista.

Freqüência: é o número de ondas formadas em um segundo. Uma medida de freqüência de onda é o Hz.

Velocidade: cada onda se propaga c/ uma determinada velocidade. No ar a 0 c, as ondas sonoras se propagam com a velocidade de 330 m/s ; as ondas luminosas com a velocidade de cerca de 300.000 Km por segundo. Para calcular a velocidade de uma onda, aplica-se a seguinte fórmula: V = x 1, ou seja, velocidade igual á freqüência vezes o comprimento da onda. Por exemplo: *A freqüência de uma onda que se propaga no ar é de 80 vibrações por segundo, e seu comprimento é de 2m. 

SOM
O som está presente em quase todas as situações. Uma perturbação produzida em um ponto de um meio, propaga-se progressivamente a todos os pontos deste meio. A buzina, os alto-falantes da eletrola ou do rádio, o fone do telefone, são dispositivos capazes de transformar a energia elétrica em energia sonora. O som propaga-se por meio de ondas, e as ondas transportam energia que se propaga através de um meio elástico como as ondas sonoras, ou até no vácuo como as ondas luminosas. Só se propaga em substâncias que podem ser comprimidas. Ele se propaga em gases, líquidos e sólidos. No ar a velocidade de propagação do som é de 330 m/s. A partir de 0 c, há um aumento de 60 cm/s, para cada aumento de 1 c na temperatura do ar\. Essa velocidade em líquidos é maior do que no ar, em média é de 1.435 m/s. Nos líquidos essa velocidade é muito grande, em média é de 3.000 m/s.

                                                      infrassons , ultrassons e sons audíveis  


O som é uma onda longitudinal que se propaga somente em meios materiais, ou seja, meios sólidos, líquidos e gasosos, não existindo a possibilidade de se propagar no vácuo, pois no mesmo não existe matéria. 

O som pode se propagar com diferentes frequências, no entanto, o sistema auditivo dos seres humanos percebe somente ondas com frequências que estão compreendidas entre o intervalo de 20 hertz e  20 000 hertz. Ondas inferiores a  20 hertz são chamadas de infrassom e ondas superiores a 20 000 hertz são denominadas de ultrassom. As ondas que possuem frequências inferiores ou superiores à faixa auditiva dos humanos não provocam sensação auditiva ao atingirem o ouvido, sendo assim não ouvimos esses sons. 

Apesar de não conseguirmos ouvir os infrassons e os ultrassons, existem alguns seres no reino animal, como o morcego e o golfinho, que são capazes de perceber esses sons. Isso acontece porque o sistema auditivo deles é sensibilizado por essas frequências sonoras. Outro exemplo de animal capaz de ouvir frequências ultrassônicas são os cachorros, os quais conseguem ouvir sons com frequências que chegam até 50 000 hertz. É por esse motivo que esses animais conseguem ouvir os apitos de ultrassons e os seres humanos não. 

Os morcegos não são cegos, eles são animais que emitem e ouvem sons com frequências que chegam até 120 000 Hz. É através dessas frequências ultrassônicas que os morcegos conseguem se locomover no escuro. O sonar é um aparelho que, assim como os morcegos, consegue captar e localizar objetos e medir a distância até ele. Tanto esse aparelho quanto os morcegos emitem uma onda que ao encontrar um determinado obstáculo retorna à fonte emissora possibilitando dessa forma, calcular e medir a distância e localizar os objetos. Os navios e submarinos utilizam esse mesmo princípio para encontrar objetos no fundo do mar, como cardumes de peixes, por exemplo.

A sensação detectada é a pressão do ar que se modifica e que tem algumas pequenas variações, são modificações muito pequenas, mas são perceptíveis aos nossos ouvidos, e só podem ser detectadas para amostragem utilizando um instrumento de medida chamado barômetro.

O barômetro mede a pressão atmosférica, sua unidade de medida é o pascal, normalmente a leitura é em hectopascal, é bom lembrar que o barômetro é diferente do anemômetro que é usado para medir a velocidade do vento, cuja unidade de medida é em metros por segundo ou Km por hora.

As pequenas e rápidas mudanças que causam a pressão sonora se modificam entre 20, e 20.000 vezes por segundo.

Todo tipo de som é potencialmente audível, embora a pressão da variação às vezes pode ser tão pequena quanto um milionésimo de pascal, ou ser um som de uma frequência que o ouvido não seja capaz de captar.

Todos os sons são causados por fontes que geram algum tipo de pressão no ar, as variações são sentidas pelo ouvido humano, quanto mais forte a pressão, maior é a intensidade sonora que é sentida pelo ouvido humano, levando em conta que existem ouvidos mais sensíveis e outros menos sensíveis.

O som é produzido em uma variedade de fontes, pode ser de uma pessoa falando em voz alta ou aos gritos, ou até falar baixinho no ouvido de outra pessoa, um copo caindo, o barulho do motor de um carro, o telefone tocando são sons gerados que movimentam o ar e que nossos ouvidos percebem e interpretam, a verdade é que o ouvido se comporta se comprimindo e se expandindo de acordo com os sons gerados pelas ondas sonoras.