sexta-feira, 25 de março de 2011

A GUERRA FRIA (1945-1991)

Definição - Terminada a Segunda Guerra Mundial, dois grandes países disputariam o controle do mundo. Esta disputa envolvia questões ideológicas, políticas, econômicas, fianceiras e militares. A essa disputa denominou-se Guerra Fria. 

Este conflito seria "diferente" dos demais confrontos, pois os dois grandes países envolvidos (Estados Unidos e União Soviética) não se enfrentaram diretamente, do ponto de vista militar. 


No dia 12 de março de 1947, o presidente norte-americano Harry Truman, num discurso no Congresso, afirmou que os Estados Unidos se posicionariam a favor das nações livres que desejassem resistir às tentativas de dominação. A meta de Truman era combater o comunismo e a influência soviética, oficializando a Guerra Fria. Estava lançada a Doutrina Truman. O secretário de Estado, George Marshall, reforçou a posição norte-americana ao lançar o Plano Marshall, um programa de investimentos e de recuperação econômica para os países europeus em crise após a guerra.

 Em represália, a União Soviética criou o Kominform, organismo encarregado de conseguir a união dos principais partidos comunistas europeus, além de afastar da supremacia norte-americana os países sob sua influência, gerando o bloco da "Cortina de Ferro". Complementando a reação soviética, em 1949 foi criado o Comecon, buscando a integração econômico-financeira dos países socialistas.

Otan - Em 1949 foi criada a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), uma aliança político-militar dos países ocidentais, composta inicialmente por Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Portugal e Itália, aos quais mais tarde se juntaram Grécia, Turquia e Alemanha Ocidental, opondo toda a Europa ocidental à União Soviética. A meta era combater o perigo vermelho (comunismo ) na Europa.
Pacto de Varsóvia - Do lado soviético, foi criado, em 1955, o Pacto de Varsóvia, que unia as forças militares do Leste europeu (Albânia, Bulgária, Tchecoslováquia, Alemanha Oriental, Hungria, Polônia e Romênia). A meta era consolidar a união das forças socialistas. 

Bloqueio - Em 1948, os soviéticos por ordem de Joseph Stalin determinaram um bloqueio à cidade de Berlim, tentando impedir que o Ocidente (Estados Unidos e Inglaterra) realizasse o abastecimento no setor oeste da cidade. Mas Stalin não conseguiu o que desejava, pois os ocidentais realizaram o abastecimento por via aérea.
Em 1961, foi construído o Muro de Berlim, que separou concretamente os dois lados da cidade e tornou-se símbolo da separação alemã e da Guerra Fria. A derrubada do Muro de Berlim em 1989, em meio ao colapso 
do socialismo real, por sua vez, ficou sendo o marco do fim do período da Guerra Fria. À sua queda, em seguida, deu-se a reunificação da Alemanha.
8 países europeus se tornaram socialistas. A China realizou sua revolução e no início da década de 1960, Cuba se tornou o 1º país latino-americano a aderir o bloco liderado pela URSS, que superou a devastação provocada pela guerra, mantendo os mesmos princípios anteriores a 1939. Não houve ruptura no campo político e social. Apenas a partir de 1953, com a morte de Stálin haveria alterações. Em 1956, Kruschev, então secretário geral do partido comunista, fez veementes ataques a Stalin em relatório lido no 20 º congresso. A crítica estimulou a abertura política.

Fonte:
http://www.colegioweb.com.br/historia/a-guerra-fria.html        
e
http://pt.shvoong.com/social-sciences/political-science/1627710-expans%C3%A3o-socialismo/

sexta-feira, 18 de março de 2011

A política econômica dos reis modernos

Entre a época dos modos de produção feudais e capitalistas encontra-se uma outra época com características bastante peculiares: a mercantilista. Durante o mercantilismo desenvolveram-se várias atividades comerciais, políticas, sociais antes não vistas. No campo político podemos destacar a criação dos Estados absolutistas que tiveram um papel crucial nessa transição do feudalismo para o capitalismo. Neste relatório, baseando-se em outros textos, foram retratados as principais características e os principais aspectos que desencadearam na formação de tais Estados. Uma das afirmações que merecem destaque é que, como já pôde-se perceber, não há uma ruptura do feudalismo para o capitalismo e sim uma transição. Alguns aspectos econômicos também foram retratados, mas com menor destaque, somente para possibilitar o entendimento das questões ligadas ao tema principal: os Estados absolutistas.
ORGANIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS ESTADOS ABSOLUTISTAS
A organização dos Estados modernos não surgiu de uma hora para outra. Foram vários séculos de organização e formação de limites e fronteiras, ocorridos principalmente durante e em conseqüência do mercantilismo.
Podemos considerar o mercantilismo um período de transição do feudalismo para o capitalismo, o qual não tem características estritamente feudais ou capitalistas. Além da convivência de características feudais e capitalistas ao mesmo tempo, há também características exclusivamente mercantilistas, as quais não podem ser encontradas em nenhum outro modo de produção, apesar de que o mercantilismo não é um modo de produção e sim, apenas uma "política-econômica" da época. Portanto, pode-se caracterizar o mercantilismo como "o conjunto de idéias e práticas econômicas que caracterizam a história econômica européia e, principalmente, a política econômica dos Estados modernos europeus durante o período situado entre os séculos XV/XVI e XVIII"(1) .


Fonte:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/absolutismo/estado-absolutista1.php

sexta-feira, 11 de março de 2011

Como identificar uma boa refeição?

Muitas vezes as pessoas ficam confusas sobre o que é saudável. Por exemplo, o azeite, no começo dos anos 90 era falado que não era saudável, mas no fim disseram que era o contrário.
Alimento ou nutriente?
Algumas pessoas acham que alimento é sinônimo de nutriente. Mas é importante diferenciá-los:
Alimento: sacia a fome e contribui para muitas coisas no corpo humano
Nutrientes:  esão nos alimentos e servem de comida para os animais e também contribuem para o corpo. 

O que tem na sua comida
O ser humano precisa de nutrientes.
Os alimentos podem fornecer esses: carboidratos, proteínas, lipídios, sais minerais, vitaminas, água e fibras.
Cada um deles serve para uma ou mais coisas.
 
O que são os nutrientes
Os carboidratos são nossa principal fonte de energia.
As proteínas tem as funções de conferir elasticidade a
nossa pele, participam no transporte do gás oxigênio e etc.
Os lipídios têm como principal função a energética.
As vitaminas e os sais minerais são considerados nutrientes com função reguladora







Fonte: http://blogdopolinho.blogspot.com/2010/04/como-identificar-uma-boa-refeicao.html